segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Estética

Juízo de fato: São aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Na vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes.

Juízo de valor: São avaliações sobre coisas, pessoas, situações. São proferidos na moral, nas artes, na política, na religião. 


Visão idealista: Na estética, idealismo é a denominação dos sistemas que consideram que a finalidade da arte é a representação fictícia de algo que será mais satisfatório para o espírito do que a realidade objetiva. É a arte como realização dos ideais e não como representação de fatos.


Visão materialista: O materialismo filosófico oferece uma quarta versão do objetivismo longe do naturalismo e culturalismo, sem cair no ecletismo. 


Subjetividade: Na estética subjetiva, o belo não está nas coisas, está no homem. É ele que o empresta ou dá as coisas. E como a natureza humana é mais ou menos homogênea em todos os homens, estes podem sentir igualmente a beleza, quando a imaginação se harmoniza com o entendimento. Então chamamos esse objeto, que consegue provocar tal estado, de belo




http://www.clickescolar.com.br/juizo-de-fato-e-juizo-de-valor.htm


http://tirodeletra.com.br/ensaios/Dicionario-Estetica.htm


http://www.filosofia.org/filomat/df662.htm


https://www.significados.com.br/idealismo/

Um comentário: